PEDRA QUE CANTA,

ILHA QUE ENCANTA.

O NOME ITAMARACÁ VEM DO TUPI, E SIGNIFICA "PEDRA QUE CANTA" EM HOMENAGEM A UMA PEDRA FURADA, QUE FICA NA PRAIA DA PEDRA DO ANEL.

PELO QUE SE SABE DA ORIGEM DA ILHA, QUANDO O MAR BATE NESTA PEDRA, OUVE-SE UM BARULHO, QUE DE ACORDO COM REGISTROS DA ÉPOCA, SOAVA "COMO MÚSICA".

 

LOCALIZADA A 45 QUILÔMETROS DO CENTRO DE RECIFE, A ILHA OFERECE ATRAÇÕES DIVERSIFICADAS QUE VÃO ALÉM DO TRADICIONAL BANHO DE MAR.

 

FORTE ORANGE

O FORTE ORANGE. CONSTRUÍDO PELOS HOLANDESES NO SÉCULO 17 NA ENTRADA DO CANAL DE SANTA CRUZ, GANHOU ESTE NOME EM HOMENAGEM A ORANGE-NASSAU, PARENTE DE MAURÍCIO DE NASSAU, QUE GOVERNOU A COLÔNIA HOLANDESA NO NORDESTE DO BRASIL.

O FORTE FOI ABANDONADO E OCUPADO PELOS PORTUGUESES APÓS A RENDIÇÃO HOLANDESA E SÓ EM 1938 É QUE FOI TOMBADO COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO. ALÉM DA CONSTRUÇÃO, FEITA EM TAIPA DE PILÃO, HÁ ALGUNS CANHÕES NO TOPO DO FORTE, LOCAL QUE SERVE COMO MIRANTE PARA OS TURISTAS.

 

 

 

IMAGENS DA INTERNET - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AOS AUTORES

VILA VELHA

Antiga sede da Capitania de Itamaracá, hoje, em Vila Velha só resta, daqueles tempos, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, pequena e simples construção do século XVI. Tem também um mirante que fica por trás da igreja de onde se tem uma vista para linda da Coroa do Avião e Canal de Santa Cruz.

trilha dos Holandeses, que vai até o Forte Orange (é bom ir de guia), tem também uma trilha para conhecer o Forno de Cal, desativado, mas conservado.

A igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída sobre uma fortificação francesa ainda no século XVI. Ela estava aberta e tem um ar muito simples e aconchegante, com destaque para a imagem no altar principal, trazida de Portugal por D. Maria "a Louca",

 

IMAGENS DA INTERNET - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AOS AUTORES

CIRCUITO DAS PRAIAS

A ILHA OFERECE OPÇÕES VARIADAS DE PRAIAS, ALGUMAS SÃO TRANQUILAS, COMO AS DO FORTINHO, SOSSEGO, PONTAL DA ILHA  E OUTRAS MOVIMENTADAS, COMO QUATRO CANTOS BAIXA VERDE, JAGUARIBE E PILAR ESTA ÚLTIMA É A MAIS BADALADA.

• FORTINHO                            • PONTAL DA ILHA

• ORANGE                               • SOSSEGO

• COROA DO AVIÃO                 • BAIXA VERDE

• JAGUARIBE                          • FORNO DA CAL

• PILAR                                   • RIO ÂMBAR

 

IMAGENS DA INTERNET - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AOS AUTORES

 

COMIDAS COMO GALINHA CABIDELA, SURURU, MARISCOS, LAGOSTAS, PEIXES DIVERSOS, CARANGUEJOS E SIRIS, ACOMPANHADOS DE BEBIDAS MAIS QUE EXCLUSIVAS COMO CANA DE CABEÇA, CAIPIRINHA, CAIPIROSCA E A FAMOSA MISTURADA DO " PAU DO ÍNDIO".

 

AOS ARREDORES DO CONDOMÍNIO VOCÊ ENCONTRA BARES E RESTAURANTES TRADICIONAIS COMO O BAR DO BARRIGA, A RAINHA DA CABIDELA, COCO LOUCO, BAR DO FUSCA E MUITOS OUTROS.

SABOREIE OS VERDADEIROS ÍCONES DA GASTRONOMIA PRAIANA PERNAMBUCANA NOS MAIS PITORESCOS BARES DA ILHA.

 

RUA BARRACIRA, 114 - FORTE ORANGE

ILHA DE ITAMARACÁ - PERNAMBUCO

CONTATOS

JOAQUIM NEVES - FONE:  81 9 9973-1007

DEDA - FONE: 81 9 9674-6292

 

Cadastre seu e-mail para receber novidades e promoções

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

© Condomínio Ilha do Sol - Desenvolvido pela ouraitedesign.com.br